RIO + 20


Durante a Rio + 20, uma série de eventos foram realizados na Praça do Conhecimento e em outros pontos do Complexo do Alemão. 

A Equipe de Comunicação Comunitária participou de várias ações no Complexo e na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo.

13 de junho de 2012


Juliana Ribeiro

De 13 a 22 de junho, a Cooperativa Eu Quero Liberdade apresenta na estação do Teleférico do Alemão a Mostra de Arte Sustentável.
A exposição conta com exibições de fotografias, vídeos e artes recicláveis a com o tema “Serra da Misericórdia”, já que esta área da Zona Norte vem sofrendo constantes impactos ambientais provocados pelas mineradoras da região.
Repórteres comunitárias Raquel e Noemy entrevistam Adair Aguiar 
De acordo com Adair Aguiar, coordenador da exposição, a ideia do projeto é renovar as artes usando materiais recicláveis e expandir o conhecimento da comunidade sobre o reaproveitamento do óleo vegetal, a principal atividade da Cooperativa.
_ A Cooperativa quer criar pontos de coleta de óleo em associações, igrejas e escolas da comunidade e inserir os moradores nesse processo de coleta e beneficiamento do óleo, afirma Adair.
Além de reciclagem, a Eu Quero Liberdade promove a reintegração social de ex-detentos, que sofrem com o preconceito e a dificuldade de conseguir emprego ao retornar para a vida em sociedade.
Hoje, a Cooperativa conta com 35 pessoas e pretende levar o projeto às escolas para que as crianças possam ser replicadoras deste conceito de reciclagem e preservação ambiental.
Também participaram do evento os grupos Descolando Ideias e Capoeira Martins e o Instituto Raízes em Movimento, que atua desde 2001 no Complexo do Alemão e é um dos parceiros da Cooperativa Eu Quero Liberdade.

DIA 14 DE JUNHO DE 2012
MONTAGEM  
EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DO CONHECIMENTO

Estações do Teleférico do Alemão - 
Bonsucesso e Itararé - 16 E 17 DE JUNHO 



15 de junho de 2012 
Primeiro programa TV PRAÇA DO CONHECIMENTO

 
    15 de junho de 2012    Primeiro programa TV PRAÇA DO CONHECIMENTO (Parte 1)  Praça do Terço _ Nova Brasila _ Complexo do Alemão     
  15 de junho de 2012  primeiro programa  TV PRAÇA DO CONHECIMENTO (Parte 2)  Praça do Terço _ Nova Brasila _ Complexo do Alemão    
 
  15 de junho de 2012  primeiro programa  TV PRAÇA DO CONHECIMENTO (Parte 3)     Praça do Terço _ Nova Brasila _ Complexo do Alemão    
     
   


 
Nos dias16 E 17 DE JUNHO, a Exposição Memórias do Conhecimento chegou  nas Estações do Teleférico do Complexo do Alemão Bonsucesso e Itararé.  


 
  DIA 16 e 17 DE JUNHO DE 2012
CRÔNICA:

ASSIM COMEÇOU A RIO + 20

 Karen Melo
No sábado, 16 de junho, as 8hs, cheguei ao teleférico pronta para um desafio que eu não sabia a proporção que ia tomar.
(No inicio fiquei meio abatida, pois havia um tumulto. Eu não sabia do que se tratava até que chegou aos meus ouvidos que era um bebe morto, encontrado no lixo. Meu coração foi a mil por hora. O descaso foi tão grande que só as 11hs a defesa civil chegou para tirar o pequeno corpo daquele menino...
As coincidências foram tão grandes que o evento teve um grande atraso e só começou quando a defesa civil foi embora...
Voltando ao Rio+20, tive o enorme prazer de ficar na Estação do Itararé com uma equipe super unida e que deu super certo. A Feira da Ecosol (Economia Solidária) era uma criatividade que só! Os produtos eram de uma riqueza de detalhes. Super criativos! Não posso me esquecer de citar a da caminhada na Serra da Misericórdia _ mas não posso entrar em detalhes porque caminhada não é comigo. No sábado também houve desfiles, apresentações de teatro, música e capoeira.
Enquanto acontecia toda essa atividade no Itararé, outras estações também estavam bem agitadas com suas apresentações...
Mas no domingo, o clima foi super família. 
Começamos o dia mostrando a apresentação de lutas, música com o nosso querido Mariano, um lindo varal com desenho das crianças sobre o Rio+20. Teve oficina para fazer horta com garrafas pets e histórias contadas para as crianças. Fechamos o final de semana com o gostinho de dever cumprido, porque na verdade não foi a Rio+20 no Complexo do Alemão. 
Mas sim o Complexo do Alemão na Rio+20. 
Este foi um evento para a comunidade se integrar e levar isso para o seu dia-a-dia, mostrando como somos também é responsáveis pela mudança.
Foi um ato voluntário que fez bem, a certeza de trabalho bem feito e que conseguimos levar a idéia de sustentabilidade a outras pessoas! 
Nossa, sem palavra.



 
Olhar das crianças do Santa Marta
Karen Melo
Do dia 15 a 29 de Junho, a exposição “Santa Marta pelo Olhar das Crianças” poderá ser vista na Praça do Conhecimento. Através da fotografia, crianças de 4 e 5 anos, moradoras do morro Dona Marta,  revelam seu olhar sobre a comunidade de um ponto de vista irreverente e muito criativo. O trabalho compõe o projeto Criança Pequena em Foco, do Centro de Criação de Imagens Popular (CECIP).
O objetivo é mostrar os olhares de uma criança sobre o lugar onde mora, focando no cotidiano e interagindo para chamar a atenção da sociedade em torno dos problemas da comunidade. Vale ressaltar que quando uma comunidade é pensada a partir do olhar de uma criança, a sociedade só tem a ganhar, pois elas são grandes educadoras do meio ambiente, é através delas que começam as mudanças.
               



Oficina de Stencil na Praça do Conhecimento
Karen Melo

Nesta sexta-feira, 15 de junho, aconteceu uma divertida Oficina de Stencil dos alunos da Oi Kabum com a turma do Curso Livre de Desenho, do Mayke Douglas.  As crianças fizeram arte em camisetas. Foi um momento descontraído e bastante interativo para todos.

"Não era dificil se deparar com sorrisos e olhares de curiosidades vindo dos meninos, e o resultado das obras foram surpreendentes, afinal, muitos que participaram nunca tiveram contato com as técnicas aplicadas na ofcina. Este grupo de alunos já fica ansioso com os traços que, a cada aula de desenho, evolui e começa a fazer sentido, agora com a possibilidade de aplicar todo este conhecimento numa expressão artística que cresce constantemente, ficam ainda mais empolgados e comprometidos a se dedicarem para seu aperfeiçoamento."
David Amen






DIA 18 DE JUNHO DE 2012
PRAÇA DO CONHECIMENTO NA CÚPULA DOS POVOS
 Karen Melo
Na segunda-Feira, dia 18, os alunos da Praça do Conhecimento partiram da comunidade e foram conhecer a Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo, onde está  acontecendo vários debates sobre Sustentabilidade e meios para cuidar do futuro do nosso meio ambiente.
Foi uma oportunidade bastante gratificante para os alunos conhecer mais sobre as ONGs (Organizações Não-Governamentais) e suas propostas, através dos debatedores que estavam nas tendas, sem falar da mistura de povos e da grande concentração de indígenas.
Em cada tenda se discutiam formas de cuidar do nosso mundo com pessoas de vários lugares e o que a Rio+20 pode agregar em nossas vidas.
 Também teve bastantes protestos, o que não poderia ser diferente num evento como esse.
 Participar de algo tão grandioso foi uma experiência que marcou nossas vidas.
  Até mesmo o Luiz Alberto, aluno de vídeo, teve a palavra e falou muito bonito representando nossa comunidade. Estavam presença também as alunas Noemy e Raquel, que entrevistaram os convidados com muito carisma e perguntas bem elaboradas.
 Sem falar dos alunos Gabriel (Loyola) e Ellen que fotografaram o evento e Adriana e Yan que ajudaram muito ... Com essa união todos só tem a ganhar, uma ótima representação de todos os alunos da Praça do Conhecimento.
  Quem quiser pode participar da Cúpula dos Povos, que estará aberta até od ia 23 de junho no Aterro do Flamengo. A entrada é franca. Faça parte você também!
   "Estive no evento fazendo as fotos e fiquei muito feliz em poder participar e deixar meu legado para meu filho, também pude perceber nos olhares dos meus colegas o prazer de estar cobrindo um evento desse porte."
 Karen Melo







FOTOS EM FOCO CRIA SINTONIA COM A COMUNIDADE 


Fotografia é algo contagiante por captar momentos e eterniza-los. A luz configura e compõe formas carregadas de energia criando uma sintonia peculiar com o receptor estagnado em percepções diversas. Signos são construídos a partir da interpretação individual, arte e fotografia caminham lado a lado na formatação do pensamento através do inusitado ou da espontaneidade. Foi assim a participação do grupo "O Estendal" com seu varal fatográfico na Praça do Conhecimento, além dos fotógrafos que espalharam seus trabalhos formando um belo jardim de fotografias onde o visitante podia escolher e levar consigo. Um pouco mais tarde, projeções e a exibição do documentário (Vi)vendo outro olhar de Guilhermo Planel deu um toque final a um dia inteiro de interatividade e aproximação com manifestações artísticas.




O evento ocorreu em 21 de junho e envolveu alunos de fotografia do Centro de Cultura Digital Praça do Conhecimento, fotógrafos do FotoClube Alemão e de outras regiões do Rio de Janeiro, juntando arte e valores sociais num mesmo lugar para pessoas distintas. É sempre satisfatório ver a população envolvida em ações que também a inclui como protagonista.































Nenhum comentário:

Postar um comentário